Foto: Gilson Alves (Diário)
Para garantir vaga em escolas da rede municipal, como a Chácara das Flores, responsáveis serão orientados a apresentar a carteira de vacinação atualizada dos alunos no momento da matrícula
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal nas escolas, a prefeitura de Santa Maria está orientando as instituições da rede municipal de ensino para cobrarem a carteira de vacinas em dia no momento da matrícula. O atestado de situação de cada criança é fornecido por qualquer uma das unidades de saúde do município. Por não existir nenhuma lei que torne obrigatória a apresentação do documento, o Executivo optou por recomendar a vacinação para melhor cuidar da saúde de jovens e crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
29% dos inscritos faltaram o segundo dia de Enem
- É uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal. É importante que todas as crianças estejam vacinadas. As escolas estão informando aos pais, que, na matrícula, deve ser anexado um atestado vacinal em dia, junto com a documentação do aluno. A cada matrícula, o documento será cobrado. É importante a conscientização dos pais, pois um simples ato protege seus filhos e os coleguinhas que estão ao redor - explica Luana Raznievski, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), na Secretaria de Educação.
A cobrança das carteiras de vacinação das crianças ocorre porque os colégios são considerados locais de grande circulação de doenças infectocontagiosas. A iniciativa é coordenada em conjunto pelas secretarias de Educação e Saúde, e promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
RECOMENDAÇÃO
De acordo com Luana, foram realizadas reuniões com as direções das escolas municipais, em que foram repassadas recomendações sobre o incentivo para que a carteira de vacinação seja mantida em dia.
Universidade chinesa busca candidatos estrangeiros para bolsa de mestrado
- Ainda não é obrigatório. É uma recomendação, mas estamos pedindo aos pais e promovendo mutirões. Junto dos documentos que escola pede para a matrícula, está esse atestado, mas não há, ainda, uma lei que torne isso obrigatório. Há, sim uma proposta em tramitação. Porém, é importante uma conscientização de todas as crianças da escola. Foram feitas reuniões com equipes diretivas das instituições, e orientações são entregues aos pais - completa Luana.
ORIENTAÇÃO
- A prefeitura orienta as direções das escolas para que solicitem o atestado de situação vacinal no momento das matrículas
- O documento está disponível nas Unidades de Saúde
- A orientação serve para as matrículas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Matrículas
- Na Educação Infantil, começam dia 26 de novembro e vão até 7 de dezembro
- Para o Ensino Fundamental, estão abertas e terminam no próximo dia 25
*Com informações da prefeitura